Impressora laser colorida: traz mapas para o mundo real

By | March 13, 2015
impressora laser colorida

A Impressora Laser Colorida é uma forma de fazer representações cartográficas com baixo custo

A Impressora Laser Colorida conquista usuários no mundo todo, por sua impressão em alta resolução e preço por unidade impressa. Com isso, além do material do cotidiano, é através dela que as empresas que lidam com arte gráfica verificam a qualidade do trabalho em desenvolvimento. Na área de cartografia, as Plotters reinam, entretanto, sua função é criar o produto final. No dia a dia, a Impressora Laser Colorida se torna uma substituta a altura, dadas as devidas proporções e dependendo do tamanho utilizado, para que as informações possam ser conferidas durante a evolução da tarefa.

Mas o uso da Impressora Laser Colorida e da Plotter é apenas o mais atual capitulo da cartografia, sua história se confunde com a do homem. Seus primeiros indícios surgem com as pinturas rupestres há milhares de anos, como uma forma de representar em um desenho o mundo real. As referências eram proporcionais ao mundo da época, como a posição da aldeia, fontes de água e áreas de coleta e caça. Ainda há muita controversa com relação ao responsável pelo primeiro mapa-múndi. Algumas fontes sugerem que os povos antigos, como chineses, babilônicos, sumérios e gregos, entre outros, buscavam criar representações do que seria o mundo inteiro. A primeira concepção do que mapa próximo ao que temos hoje, com a configuração real do planeta e todos os continentes, foi criada pelo alemão Martin Waldseemüller, baseado nos desenhos do grego Ptlomeu, considerado o pai desta ciência.

Com o passar dos anos, a cartografia ganhou mais aplicações além de apenas definir os territórios. São os chamados mapas temáticos. E é neste nicho, que a maioria das empresas atuam, e onde a Impressora Laser Colorida desempenha seu papel.

“Nós somos contratados por empresas de vários segmentos. De órgãos públicos a área de marketing, para criar modelos específicos para suas necessidades. A Impressora Laser Colorida é uma ferramenta importante no dia a dia. Com ela, podemos verificar como a relação entre os elementos no mapa vão ficar aos olhos do cliente. Usamos avançados softwares de design e até aviões e drones, próprios para as fotografias aéreas, e precisamos de um equipamento de impressão a altura dessa tarefa. A Impressora Laser Colorida tem cumprido bem o seu papel. Nós mantemos a Plotter, com um custo muito maior de uso, apenas para a versão final”, explica o geógrafo Juliano Medici, gerente de uma das maiores empresas do setor, que atende em especial a Sabesp e fazendas de cana de açúcar do interior de São Paulo.

A cartografia é uma área de convergência de várias ciências. A criação de um mapa exige muito mais do que um profissional especializado, e se no passado tivemos grandes artistas criaram, a mão livre, verdadeiras obras de arte mostrando o nosso mundo, hoje, a Impressora Laser Colorida continua o legado destes gênios.